Em 2007, a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC), no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), reelaborou o Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo). Em sua última versão, o Programa instituído pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitulava-se "Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo"
Foi nesse contexto de formação continuada de professores e agentes educacionais que surgiu o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – ProInfo Integrado. Esse programa congregou um conjunto de processos formativos, entre eles o curso "Introdução à Educação Digital" (40 h), o curso "Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC" (100 h) e a complementação local, "Elaboração de Projetos" (40 h).
No primeiro semestre de 2011, o MEC reorganizou sua estrutura, de forma que a Secretaria de Educação a Distância (SEED) foi extinta e os projetos realocados em outras Secretarias, partindo da concepção de que a educação a distância deveria ser apropriada por toda e qualquer ação de formação que necessitasse dessa modalidade de estudos. Os projetos da Secretaria de Educação a Distância migraram, então, para a Secretaria de Educação Básica ou de Ensino Superior.
Na versão 2013 os cursos sofreram mudanças em sua carga horária, ficando da seguinte maneira:
"Introdução à Educação Digital" (60 h);
"Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC" (60 h);
E a complementação local, "Elaboração de Projetos" (40 h).
O blog da turma ficou muito bom, gostei muito do texto informativo sobre o curso de tic informando quando começou e os avanços que vem ocorrendo com respeito a carga horária e os cursos de formação ofertado para os professores e outros interessados.
ResponderExcluir